Quem aqui não se depara com a seguinte situação: durante os estudos, a produtividade cai porque nos lembramos de problemas, pendências e outros pensamentos que atropelam nossa concentração.
Uma solução interessante para lidar com isso é o Brain Dump, um método que ajuda a organizar nossos pensamentos.
O nome já diz tudo: Brain Dump, ou "despejo cerebral", consiste em colocar no papel todas as ideias e pensamentos que estão rondando nossa mente, com o objetivo de organizá-los.
Recomenda-se fazer isso antes de começar a estudar. Se, durante os estudos, novas informações começam a surgir e desviar a sua atenção, faça uma pausa, anote essa pendência e retome os estudos.
O ato de anotar os pensamentos que te atormentam e as pendências que causam ansiedade é um mecanismo psicológico para esvaziá-los de sua mente e conferir conforto e sensação de segurança de que, já anotados, serão tratados no momento correto. Funciona muito!
Portanto, use o Brain Dump para reduzir sua sobrecarga mental e aumentar o foco nos seus estudos.